CARNAVAL NO PARANÁ: VEJA O QUE FOI CANCELADO E O QUE ABRE NAS PRINCIPAIS CIDADES

CARNAVAL NO PARANÁ: VEJA O QUE FOI CANCELADO E O QUE ABRE NAS PRINCIPAIS CIDADES

Na foto: Escolas de samba gravaram clipes em pontos turísticos de Curitiba — Foto: Cido Marques/SMCS

O Governo do Paraná e várias prefeituras do estado cancelaram o feriado de Carnaval em 2021 por causa da pandemia do novo coronavírus, com o objetivo de não promover aglomeração de pessoas. As informações são do G1.

Os bancos estarão fechados, por uma resolução nacional. A Federação Brasileira de Bancos (Febrabab) informou que, de acordo resolução do Banco Central, o calendário de feriados bancários está mantido e nos dias 15 e 16/02 (segunda e terça-feira de carnaval) não haverá atendimento ao público nas agências. Na quarta-feira de cinzas (17) o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

Veja abaixo como fica a situação das principais cidades do estado:

Curitiba
Segundo a prefeitura, repartições e serviços públicos vão funcionar normalmente durante os dias de Carnaval na cidade. A administração municipal ressaltou que, inclusive, os serviços de saúde estarão abertos todos os dias. De acordo com a Urbs, ônibus vão rodar pela cidade também com a mesma tabela de horários de dias de semana.

Os desfiles de escolas de samba foram cancelados. As apresentações foram gravadas em pontos turísticos da cidade e serão transmitidas pela internet.

De acordo com a Associação Comercial do Paraná (ACP), a decisão das lojas abrirem ou não depende de cada estabelecimento comercial, mas a recomendação geral da associação é para que o comércio funcione normalmente ao longo de todos os dias do Carnaval.

Litoral
Os sete municípios do litoral do Paraná – Paranaguá, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba – cancelaram as festas e o ponto facultativo de Carnaval. O objetivo é reduzir a quantidade de turistas na região.

De acordo com a Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa), os serviços públicos vão funcionar normalmente.

Londrina
A Prefeitura de Londrina publicou um decreto proibindo qualquer forma de comemoração do Carnaval na cidade.

O decreto proíbe comemorações públicas ou privadas e reuniões familiares com mais de dez pessoas. Bares devem permanecer fechados, e o consumo de bebidas alcóolicas foi proibido.

Parte do comércio deve ficar fechado. Por causa de um acordo do comércio local, lojas que não funcionaram na semana anterior ao Natal poderão abrir na segunda (15) e quarta-feira (17). As que abriram, devem dar folga aos funcionários no Carnaval, fechando no sábado (13) e só reabrindo na quarta-feira, ao meio dia.

Maringá
As festas de rua do Carnaval de Maringá também foram canceladas pela prefeitura.

De acordo com a administração municipal, órgãos e repartições públicas municipais funcionarão normalmente de segunda a quarta.

O Sivamar (Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região) também chegou a um acordo para que o comércio abra nos três dias.

Ponta Grossa
A prefeitura da cidade também cancelou as comemorações locais de Carnaval. E, assim como fez o governo estadual, o ponto facultativo na cidade também foi cancelado. Por causa disso, os serviços públicos e os órgãos municipais funcionam em horário comercial ao longo de toda a semana.

Parte do comércio deve abrir durante os dias de Carnaval. Um acordo feito com o Sindicato dos Comerciários de Ponta Grossa permitiu que parte do comércio abrisse no dia 20 de dezembro, com a contrapartida que estas lojas dessem folga aos funcionários na segunda-feira (15) de Carnaval. De acordo com o sindicato, a situação varia caso a caso.

Cascavel
A prefeitura de Cascavel manteve o ponto facultativo nos órgãos municipais na terça-feira (16). As repartições públicas, no entanto, devem abrir na segunda-feira (15). Serviços considerados essenciais, como transporte e saúde, funcionam normalmente durante o feriado.

O comércio, segundo a Associação Comercial de Cascavel, vai funcionar ao longo de toda a semana.

Guarapuava
Em Guarapuava, o ponto facultativo foi mantido. Órgãos municipais não abrem de segunda-feira até quarta, ao meio dia. De acordo com a prefeitura, no entanto, serviços essenciais de saúde e transporte funcionarão normalmente durante o feriado.

Festas, públicas e privadas, estão proibidas na cidade. A prefeitura informou que vai reforçar a fiscalização no município durante o feriado.

O comércio deve abrir, mas a negociação depende de cada sindicato. De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (Acig), não há uma determinação geral para os lojistas.

Foz do Iguaçu
A prefeitura de Foz do Iguaçu também cancelou o ponto facultativo na cidade. Com isso, serviços públicos e órgãos municipais funcionam normalmente de segunda a quarta-feira. As festas também foram suspensas no município.

Cianorte
O comércio vai funcionar de segunda a quarta-feira, de acordo com a Associação Comercial de Cianorte.

O ponto facultativo foi revogado pela prefeitura, e as repartições públicas também vão funcionar normalmente ao longo da semana. Festas foram proibidas na cidade.

Paranavaí
O ponto facultativo de segunda (15) e terça-feira (16) foi mantido pela prefeitura. Portanto, os serviços públicos da cidade só voltam a funcionar na quarta-feira (17). O comércio também vai fechar nos dois dias.

As festas na cidade foram canceladas.

Umuarama
Os órgãos municipais abrirão de segunda a quarta-feira. As festas podem ser realizadas, desde que com limite de 50% da capacidade dos locais onde serão realizadas, e com limite máximo de 200 pessoas. Para realizar um evento, é preciso pedir liberação com sete dias de antecedência para a prefeitura.

O comércio decidiu manter a folga de terça-feira, segundo a associação comercial. As lojas, no entanto, abrem na segunda e na quarta-feira.

Foto: Cido Marques/SMCS

Com informações do G1 e Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *