BANDEIRA LARANJA SERÁ PRORROGADA POR MAIS UMA SEMANA EM CURITIBA

BANDEIRA LARANJA SERÁ PRORROGADA POR MAIS UMA SEMANA EM CURITIBA

A bandeira laranja do protocolo de prevenção ao novo coronavírus, que restringe o funcionamento de serviços e atividades durante a pandemia, será prorrogada por mais uma semana em Curitiba, a partir da próxima segunda-feira (21/09). O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (18/09), pela secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, durante a transmissão do novo boletim epidemiológico municipal, pelo YouTube. A bandeira deixou de ser amarela e voltou para o risco médio – de cor laranja – no dia 7 de setembro, com o decreto 1.160.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, a decisão de manter a bandeira na cor laranja é importante, para aguardar o prazo de 14 dias após o feriado de 7 de Setembro e avaliar o impacto daqueles dias de folga na pandemia. Márcia ainda lembra, que quando foi anunciada a mudança da bandeira, no dia 4 de setembro, o número de casos de covid-19 estava começando a crescer novamente. “Sem essa intervenção, poderíamos ter voltado para uma situação semelhante à de julho, no pico da doença”, ressalta.

“Colaboração de todos”
Com 4.599 casos ativos, nove mortes e mais 320 infectados com o novo coronavírus em Curitiba nesta sexta-feira, a secretária de Saúde ainda aproveitou a transmissão do boletim para pedir a ajuda da população, para que os indicadores melhorem e que, na próxima semana, seja possível retornar à bandeira amarela.

“Nosso decreto, ele terminaria no domingo (20), mas nós vamos pedir a prorrogação por mais sete dias. E nós contamos com a colaboração de todos, para que a gente possa na outra semana, anunciar aqui uma bandeira amarela. Mas precisamos de você”, disse Márcia.

Segundo a prefeitura, o não cumprimento das medidas da bandeira laranja pode acarretar sanções administrativas e multas que variam de R$ 232,92 a R$ 8.336,08.

Foto: Reprodução

Da Tribuna do Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *