AOS 6 ANOS, FUTURO É INCERTO PARA A LAVA JATO

AOS 6 ANOS, FUTURO É INCERTO PARA A LAVA JATO

Coluna do Estadão

O bolo do aniversário de seis anos da Lava Jato ganhou como cereja a decisão do TRF-4 de tirar de Curitiba o inquérito que tem Fábio Luís, filho de Lula, entre os alvos. Como o tribunal de Porto Alegre jamais foi considerado território hostil à operação, pelo contrário, a derrota da força-tarefa (jogando, portanto, praticamente em casa) deve influenciar casos futuros e outros em andamento, avaliam juristas. Para eles, com essa decisão, a competência da Lava Jato curitibana foi delimitada e deve se restringir a crimes relacionados à Petrobrás.

Em… A decisão do TRF-4 de enviar o inquérito para São Paulo, como sustentou Fábio Tofic, advogado de Lulinha, confirma o desprestígio de Sérgio Cabral no mundo jurídico.

…baixa. O desembargador Gebran Neto desconsiderou manifestação da força-tarefa de Curitiba para inserir aos 45 minutos do segundo tempo autodeclaração do ex-governador contra o filho de Lula.

Timing. “Deslocamentos de competência” são raros na Lava Jato. Este mais recente ocorre num momento em que o próprio Deltan Dallagnol reconhece uma limitação da operação.

Foto: Juca Varella/AE/Arquivo

Do Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *