ANVISA PEDE QUE COMITIVA DE BOLSONARO AOS EUA FIQUE EM ISOLAMENTO POR 14 DIAS

Foto: Alan Santos/PR

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou na madrugada desta quarta-feira (22/09) um ofício à Casa Civil recomendando que todos os membros da comitiva que acompanhou Jair Bolsonaro aos Estados Unidos permaneça em quarentena por 14 dias, incluindo o próprio presidente, seguindo os termos do Guia de Vigilância Epidemiológica para COVID-19 publicado pelo próprio Ministério da Saúde. As informações são da Gazeta do Povo.

A orientação foi tomada após a confirmação de que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testou positivo para a Covid-19. Queiroga não retornou ao Brasil e permanece em isolamento em território americano. A agência também recomendou que as aeronaves usadas pela equipe presidencial passem por limpeza e desinfecção.

“A agência submeteu à Casa Civil considerações relativas aos regramentos vigentes e antecipou recomendação sanitária alinhadas às regras brasileiras que visam à proteção dos viajantes e da população brasileira”, diz a agência em nota. No ofício, a Anvisa considera que a situação deve ser objeto de apreciação imediata pela Casa Civil da Presidência da República.

No mesmo documento, a Anvisa enviou ainda as seguintes recomendações:

a) desembarquem no Brasil de forma a expor o mínimo possível ambientes e pessoas;

b) cumpram o período de isolamento de 14 dias após o último dia de contato com o caso confirmado de covid-19, conforme o Guia de Vigilância Epidemiológica para COVID-19 publicado pelo Ministério da Saúde;

c) cumpram isolamento na cidade de desembarque no Brasil, evitando novos deslocamentos até que tenham ultrapassado o período de transmissibilidade do vírus;

d) sejam novamente testados em solo brasileiro.

Da Gazeta do Povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *